quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Quem é A.C Bhaktivedanta Swami Prabhupada ?


A.C Bhaktivedanta Swami Prabhupada, ou simplesmente Prabhupada, é o fundador da sociedade internacional para a consciência de Krishna. Ele veio da Índia aos 69 anos, desembarcando no porto de Boston, nos Estados Unidos. Entre 1965 e 1977, ele escreveu mais de 80 livros com traduções e comentários dos principais livros de conhecimento da cultura Védica e deixou mais de 3.000 aulas e conversas gravadas, iniciando uma revolução dentro do conhecimento espiritual.

Esta é a transcrição de uma entrevista feita em 1971, onde Prabhupada aborda vários dos pontos fundamentais da filosofia do movimento para a consciência de Krishna:

Entrevistador: Quem é Krishna?

Prabhupada: Krishna é a Suprema Personalidade de Deus. Na literatura Védica, somos instruídos que Deus se manifesta em todos os tipos de sociedades.

E por que motivo Ele vem? Quando Ele vem? Essas informações são encontradas de forma detalhada dentro da literatura Védica, é preciso apenas estudar.

Algumas vezes, as pessoas argumentam que “Deus não pode vir como uma encarnação”. Mas não concordamos com esse ponto de vista.

Se dizemos que Deus não pode vir, isso significaria que Deus está sujeito à nossa ordem. Ele é tão grande e independente, por que não poderia vir? Se ele quer, ele vem.

Não concordamos com essa filosofia de que Deus não pode vir. Por qual motivo Deus não pode vir? Se ele é o maior, o que quer que ele deseje, ele pode fazer. Essa é a posição de Deus.

Entrevistador: O que é consciência de Krishna?

Prabhupada: Isso é muito importante. A consciência de Krishna é muito bem descrita no Bhagavad-Gita. Você deve conhecer o Bhagavad-Gita, vi que você o está lendo. O Bhagavad-Gita é o guia de como se tornar consciente de Krishna.

Há uma afirmação feita pelo próprio Krishna no nono capítulo: “man-mana bhava mad-bhakto mad-yaji mam namaskuru”. Man-mana: pense sempre em Mim, torne-se meu devoto. Mad-yaji: adore a Mim, ofereça-Me reverências. Estes são diferentes processos através dos quais alguém pode se tornar consciente de Krishna.

Entrevistador: No que a consciência de Krishna se diferencia de outros métodos de yoga?

Prabhupada: Os sistemas autênticos de yoga também são consciência de Krishna.

Porém, o método moderno de yoga é um processo fabricado pelos ateístas da era atual. Eles meditam em um vazio impessoal. Isso é muito difícil.

Não é possível concentrar sua mente em algo vazio. Isso é apenas uma perturbação. Isso é mencionado no Bhagavad-gita, kleso ‘dhikataras tesam avyaktasakta-cetasam: ”Para aqueles que estão apegados ao aspecto impessoal da verdade absoluta, o progresso é muito difícil” (BG 12.5).

Krishna exibe diferentes aspectos em suas manifestações. O primeiro aspecto é impessoal (a refulgência de Deus). O segundo é localizado (que acompanha cada ser vivo). O terceiro aspecto é também localizado, mas é o Supremo (Krishna, em sua forma pessoal).

Geralmente, os yogis tentam se concentrar no aspecto impessoal. Mas na verdade eles deveriam se concentrar no aspecto localizado. O aspecto localizado é chamado Paramatma, o aspecto impessoal é chamado Brahman, e a forma pessoal é chamada Bhagavan.

Isso é muito bem explicado no Srimad-Bhagavatam. A verdade absoluta é uma só. Pessoal, impessoal e localizado, o sujeito é um só. Entretanto, de acordo com o ponto de vista, no estágio inicial Ele é impessoal, avançando um pouco é localizado e, no estágio mais avançado, é pessoal.

Dessa forma, os métodos atuais de yoga, devo dizer que em sua maioria não são muito autorizados. O sistema verdadeiro de yoga, astanga-yoga (descrito no capítulo 6 do Bhagavad-Gita), é um status diferente de prática de yoga, ele não é possível na época atual.

Entrevistador: Qual é a relação entre Cristo e Krishna?

Prabhupada: Isso é muito simples de entender. Cristo apresentou-se como filho de Deus. Não temos nenhuma objeção em aceitá-lo como filho de Deus.

Entrevistador: Na Bíblia, o senhor Jesus Cristo disse que a única forma de adorar a Deus é através dele.

Prabhupada: Sim, isso é verdade, pois a menos que você obtenha a associação de um devoto, não há possibilidade de realização divina.

Jesus Cristo era um devoto. Dessa forma, é preciso se associar com um devoto antes de realizar a Deus. Mas não é que Deus tenha apenas um devoto. Se Deus é ilimitado, existe um número ilimitado de devotos de Deus.

Esta é a verdadeira filosofia. Mas, com relação à filosofia que foi falada por Jesus Cristo, aquela sociedade era diferente da sociedade onde Krishna apareceu e falou. Krishna falou (o Bhagavad-Gita) a Arjuna, e Jesus Cristo falou a pessoas do deserto. Dessa forma, o status de vida e de entendimento dos discípulos era diferente.

O representante de Deus fala de acordo com as circunstâncias, de acordo com o local. E isso foi bom para as pessoas naquela época. Elas se reuniram em torno de Jesus Cristo.

Entrevistador: A consciência de Krishna é sectária? Qualquer um pode praticá-la? Cristãos podem praticá-la? Muçulmanos podem praticá-la?

Prabhupada: Você pode ver isso na prática. Nossos estudantes nos países ocidentais vieram em sua maioria do grupo cristão, do grupo judeu e existem muitos muçulmanos também. Todos são bem-vindos.

Isso é dito no Bhagavad-Gita. Embora dentro da classificação material exista a divisão entre classes sociais, Krishna está dizendo que qualquer um que se abrigue apropriadamente nEle atinge a perfeição. E isso é muito importante, se abrigar apropriadamente significa se abrigar em Krishna, mas na ausência física de Krishna, deve-se abrigar no representante autêntico de Krishna. Dessa forma, é possível para qualquer um entender a filosofia de Krishna e se elevar à mais elevada plataforma de entendimento.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons